Rótulos e adesivos

Os rótulos adesivos tem um papel essencial para os alimentos. De acordo com alguns dados, leva apenas alguns segundos para o cliente decidir qual produto comprar. 

Dessa forma, o principal fator que os influencia é o rótulo do produto, que também garante outras vantagens. Caso queira entender um pouco mais sobre os rótulos adesivos, continue lendo! 

Rótulos adesivos e sua importância 

Rótulos e adesivos para o alimentos [2021]

Como dito acima, uma embalagem bem construída será o principal vendedor dos produtos, pois servem para identificar quais são os seus valores. Afinal, antes de comprar algum produto, os clientes olham primeiro para a embalagem. 

Embora sejam essenciais para todos os tipos de produtos, são mais relevantes para a indústria dos alimentos. Tendo em vista que, a maioria dos clientes optam pelos produtos por causa de seus rótulos adesivos. 

Por isso que os rótulos são essenciais, a partir deles que estarão todos os dados sobre o produto, como data de validade, entre outros. Há algumas opções de rótulos, dentre as mais comuns estão: 

  • Papéis aplicados com cola; 
  • In mold label; 
  • Shrink sleeve; 
  • Rótulos adesivos. 

Aplicação de rótulos adesivos para alimentos 

Os rótulos adesivos para alimentos, de modo geral, são criados a partir da necessidade de uma empresa com uma série de diferentes tipos de materiais. Uma empresa de qualidade terá várias opções de rótulos adesivos para alimentos. 

Não há dúvidas de que uma das principais vantagens dos rótulos adesivos é o fato de ser mais fácil aplicá-lo. Isso pode ser feito com o auxílio de uma rotuladora, que fará pressão o suficiente para grudar o rótulo nos itens. 

Além de facilitar o padrão estético e das informações, também são ideais para incluir os dados que são exigidos pelas regras. Isso porque, todos esses rótulos podem ser feitos de forma que supra a necessidade de informar com mais clareza. 

Sendo assim, até que o produto chegue as mãos do cliente, é preciso que o rótulo ainda esteja intacto e, por isso, é crucial que o rótulo seja resistente. É possível obter tudo isso através de uma boa empresa do ramo e que use materiais de ponta. 

A Promom é uma empresa que atua nessa área, e que oferece uma série de rótulos adesivos para todos os tipos de alimentos. O lado bom de contratar uma empresa para fazer os seus rótulos é que você não terá trabalho com nada. 

Vale notar que há muitos alimentos que não carecem de rótulos adesivos, por já conterem as informações em sua própria embalagem. Como é o caso do arroz, feijão, leite e outros tipos de alimentos. 

No entanto, para muitos outros tipos de alimentos, não é possível incluir todos os dados apenas em sua embalagem. Desse modo, é mais do que preciso usar rótulos de adesivos, também é vital rótulos com data de validade para: 

  • Comércios de alimentos; 
  • Fábricas de alimentos; 
  • Produções rurais; 
  • Restaurantes e lanchonetes; 
  • Todos fornecedores de alimentos ou refeições. 

Quais são as vantagens dos rótulos de adesivos? 

adesivos para o alimentos

Uma das maiores vantagens em relação aos rótulos de adesivos sensíveis a pressão é, sem dúvida, sua flexibilidade na hora de aplicar. Além disso, são muitas opções para suprir todas as demandas, seja para oferecer maior destaque ao design ou resistência. 

Como por exemplo, “no label look”, como o próprio nome sugere, aparência sem rótulo, é um dos modelos mais usados. Isso porque, a parte da frente fica transparente, o que traz a sensação de impressão direta no produto. 

Mas, também há muitas opções para usar, tais como: 

  • Hot stamping; 
  • Cold stamping; 
  • Impressão em holografia; 
  • Dourado; 
  • Prateado; 
  • Rótulos brilhantes; 
  • Foscos; 
  • Acabamentos metalizados; 
  • Entre outros. 

Também tem a vantagem de inserir dados variáveis no rótulo, tal como a data de vencimento, lote e outros dados que podem ser inseridos sem dificuldade no rótulo. 

Materiais mais usados em rótulos adesivos 

Como dito antes, os rótulos de adesivos podem ser aplicados em uma ampla opção de produtos. Eles vão desde as indústrias alimentícias, até produtos de higiene pessoal, limpeza e industriais. 

Desse modo, fazer um rótulo adesivo com laminação ou verniz sobre sua impressão é uma boa ideia para manter o rótulo inteiro. Dessa forma, ele não sofrerá com degradações após sair da fábrica e até chegar nas mãos do cliente. 

Essa aplicação da película ajuda a proteger o rótulo contra danos causados por batidas ou atritos no processo de transporte. 

O papel couchê é um dos materiais mais usados por ter um preço menor. O seu acabamento é de semi-brilho, o que acaba tornando-o mais superior em relação aos outros tipos de papéis, como offset, por exemplo. 

Além disso, também há opções de papel laminado em ouro ou prata para quem busca ter um maior destaque do produto. Para bebidas e outros produtos líquidos, rótulos de papeis texturizados também são uma boa opção para um design único e exclusivo. 

Para os rótulos resistentes a umidade, o mais usado é o BOPP, que conta com vários tipos diferentes, como transparente, fosco, metalizado ou brilhante. Ao passo que para o “no label look”, é usado o material de poliéster transparente. 

Esse tipo de material oferece um maior destaque para a impressão sobre sua superfície. Portanto, isso faz com que o rótulo fique invisível quando aplicado de modo correto. 

O que é necessário em um rótulo adesivo? 

Além de chamar a atenção do cliente, também é essencial incluir todas as informações relevantes nos rótulos, tais como: 

  • Data de vencimento; 
  • Data de fabricação; 
  • Número do lote; 
  • Massa ou volume; 
  • Composição; 
  • Tabela nutricional; 
  • Ingredientes; 
  • Etc. 

No caso dos rótulos adesivos para alimentos, em especial aqueles que tem um contato direto com os produtos, é preciso que sejam aprovados pela ANVISA, aqui no Brasil. 

Conclusão 

Como você pôde ver, rótulos de adesivos são importantes para alimentos e qualquer outro tipo de produto. Isso porque, fornecem uma série de vantagens, além de facilitar aplicá-lo no produto 

Os rótulos adesivos podem ser feitos a partir de vários tipos de materiais, de acordo com a necessidade. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida? Não esqueça então de deixar o seu comentário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com o atendimento

Clique para chamar