Se você tem um comércio ou empresa que envolve a produção de qualquer tipo de alimento já deve saber que existem muitas normas que regem as questões sanitárias. Confira tudo sobre etiquetas e rótulos para alimentos.

Tais regulamentações precisam ser obedecidas para que seu negócio possa funcionar de maneira segura e responsável para os consumidores dos seus alimentos.

Normas da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária estabelecem em suas legislações as normas e padrões sobre os limites de produtos que podem ser contaminantes e/ou tóxicos para a saúde da população.

Assim, as etiquetas e rótulos para alimentos (veja mais aqui) também exigem atenção sanitária. Já que são classificadas como embalagens ou materiais que entram em contato com alimento.

As embalagens e materiais que entrem em contato com alimentos podem transferir substâncias que podem representar risco à saúde de quem consome estes alimentos.

Por isso a Anvisa regulamenta estes materiais estabelecendo requisitos que visam garantir a segurança de uso destes produtos.

Todo material destinado ao contato direto com alimentos e ou bebidas deve atender ao disposto na legislação sanitária de materiais em contato com alimentos. Uma vez que substâncias presentes nestes materiais podem migrar para os alimentos, o que pode representar risco à saúde humana.

De modo geral, os regulamentos de materiais definem parâmetros de migração total, migração específica e em alguns casos, de composição. Migração é a transferência de componentes do material em contato com alimentos para estes produtos. Quando estes parâmetros estiverem definidos no regulamento do material, é necessário realizar análise para comprovar sua adequação.

As análises não necessitam ser realizadas a cada lote desde que se tenha comprovação de que as condições de processo e especificações do material não foram alteradas e são controladas, garantindo o atendimento à legislação em vigor.

Escolha do material para suas etiquetas e rótulos para alimentos

A escolha do material e tipo de embalagem é responsabilidade do fabricante do alimento, por isso esteja atento aos fornecedores de etiquetas e rótulos com quem a sua empresa negocia.

Busque fornecedores confiáveis que disponham de especificação técnica das embalagens comercializadas onde seja possível identificar os materiais utilizados, bem como a adequação destes materiais para contato direto com alimentos.

A regulamentação dos produtos e limites que podem ir em contato com alimento é baseada em substâncias comprovadamente seguras.

O que você encontrará na PROMOM

Dentro disso, a PROMOM sempre atendeu as regulamentações e oferece produtos seguros para seus clientes. Produzimos etiquetas apenas em Poliestireno (PSAI), o material mais adequado para contato com alimentos e disponibilizamos laudos de atoxidade e microbiológico do nosso produto. Inclusive nosso laudo já está adequado à mais recente legislação, a Resolução RDC 326.

Entre em contato com a PROMOM e crie etiquetas e rótulos seguros para seu negócio e seus consumidores. A PROMOM trabalha desde 1975 oferecendo qualidade e responsabilidade para seus clientes.

Gostou do conteúdo sobre etiquetas e rótulos? Abaixo você pode receber um orçamento online em poucas horas.






    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *