Dentre a grande variedade de etiquetas e rótulos disponíveis no mercado gráfico, por vezes você, como cliente, irá se deparar com o termo “etiqueta genérica”. Esta classificação “genérica” está relacionada a um modelo de etiqueta ou rótulo que possui campos que não são preenchidos pela gráfica e sim pelo fabricante do produto ou alimento que utilizará esta etiqueta na sua embalagem. 


Estes campos em branco, não preenchidos pela gráfica, são os chamados dados variáveis. Esses dados variáveis podem incluir, dependendo do produto em questão, informações sobre data de fabricação e data de validade, por exemplo. 


Para o comércio de carnes, queijos, embutidos, doces e alimentos em geral, as etiquetas e rótulos genéricos são soluções bastante procuradas, pois elas permitem uma economia na produção. Um frigorífico pode fazer um pedido de etiqueta genérica em uma quantidade bem maior de etiquetas e conseguir um bom desconto nessa compra ao invés de fazer vários pedidos menores para cada tipo de corte de carne já impresso na etiqueta. 


A mesma lógica serve para pequenos comércios. Se você tem uma produção de doces e bolos, você pode desenvolver uma etiqueta com a sua logo e slogan e deixar em branco os campos de sabor, data de fabricação e validade para serem preenchidos posteriormente no seu comércio. Um outro exemplo de comércio que utiliza etiquetas genéricas é o de espetinhos de carne. Geralmente as etiquetas desse tipo de comércio incluem na mesma arte todos os tipos de carnes e temperos disponíveis. 


Depois da produção dos espetinhos, no processo de embalagem, as etiquetas são colocadas nos produtos com um X ticando de qual tipo de carne é aquela remessa. 

O custo de produção de etiquetas e rótulos geralmente é feito por milheiro; então, a cada milheiro dentro do seu pedido de um mesmo modelo de etiqueta pode trazer uma economia vantajosa. 


Ao invés de você fechar um pedido com dez modelos diferentes e cada um deles de mil etiquetas, você pode optar por fechar um único modelo genérico em um total de dez mil etiquetas. Na sua próxima compra de etiquetas e rótulos, faça essa simulação e observe como os custos compensam. Diversas indústrias e comércios utilizam esta estratégia dentro de seus negócios. 


Um observação muito importante a se fazer para as etiquetas genéricas utilizadas em produtos alimentícios é como incluir esses dados variáveis na sua planta ou comércio. Atente-se sempre a utilizar produtos que não gerem toxidade para seu alimento, principalmente se esta etiqueta for plástica e estiver em contato direto com seu produto.  

A PROMOM fabrica etiquetas e rótulos genéricos para diversos clientes, grandes e pequenos. Em caso de dúvidas, entre em contato.  


Gostou do conteúdo? Abaixo e em poucas horas você receberá um orçamento completo.






    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *