Conheça Melhor os Processos do Poliestireno

14 Jun de 2023 - Sem categoria

Conheça Melhor os Processos do Poliestireno

O poliestireno é um polímero termoplástico feito de estireno. Um polímero termoplástico é um material que pode ser repetidamente amolecido e endurecido alternadamente por aquecimento e resfriamento.

 

O estireno é um hidrocarboneto derivado do petróleo com a fórmula C6H5CH=CH2.

 

A presença da dupla ligação na molécula de estireno possibilita que as moléculas de estireno reajam umas com as outras em longas cadeias que constituem o polímero poliestireno.

 

O poliestireno é um sólido duro, forte, transparente e altamente resistente ao impacto mecânico. 

 

É um excelente isolante térmico (calor) e elétrico, é facilmente moldado e moldado no estado líquido e aceita corantes facilmente. 

 

Pode ser produzido em uma ampla variedade de formas, incluindo folhas, placas, varetas, contas e espumas.

 

Como é o processo de fabricação do poliestireno?

 

O poliestireno pode ser fabricado por meio de dois principais processos: polimerização em massa e polimerização em suspensão.

 

Confira uma breve descrição cada um desses processos:

 

      1.     Polimerização em massa:

 

  •     O processo de polimerização em massa envolve a polimerização direta do monômero de estireno em um reator.

 

  •     O estireno, um líquido transparente, é alimentado em um reator junto com um iniciador de polimerização, que inicia a reação química.

 

  •     O reator é aquecido e agitado para garantir uma reação uniforme.

 

  •     À medida que a reação de polimerização ocorre, o estireno líquido é convertido em poliestireno sólido.

 

  •     Após a conclusão da reação, o poliestireno sólido é resfriado, fragmentado e transformado em pequenos grânulos chamados de "pellets" ou "bolinhas", que são posteriormente utilizados na fabricação de produtos de poliestireno.

 

 

        2.  Polimerização em suspensão:

 

  •    No processo de polimerização em suspensão, o estireno é polimerizado em um meio aquoso, onde pequenas gotículas de estireno são dispersas em água com a ajuda de um agente de suspensão.

 

  •     Um iniciador de polimerização é adicionado ao meio de suspensão para iniciar a reação.

 

  •     O reator é aquecido e agitado para garantir uma distribuição uniforme das partículas de poliestireno.

 

  •     Conforme a reação prossegue, as partículas de poliestireno aumentam de tamanho até atingirem o tamanho desejado.

 

  •     Após a polimerização, as partículas de poliestireno são separadas do meio de suspensão, lavadas e secas.

 

  •     O poliestireno resultante é moído em pequenos grânulos ou fundido para produzir folhas, filmes ou outros produtos de poliestireno.

 

Após o processo de fabricação, os grânulos de poliestireno podem ser utilizados em diferentes processos de transformação, como moldagem por injeção, termoformagem ou extrusão, para produzir uma variedade de produtos finais, como embalagens, peças automotivas, isolamentos, produtos descartáveis e muito mais.

 

É importante ressaltar que o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor, passa por um processo adicional de expansão, onde os grânulos de poliestireno são expandidos e moldados em blocos ou produtos moldados sob a ação de calor e pressão.

 


Poliestireno: O que é e quais os tipos?

 

Na forma sólida, é um plástico rígido e incolor, mas também podem ser devolvidos ao estado líquido por meio de aquecimento, e utilizados de novo para a moldagem ou extrusão.

 

Este é um termoplástico amplamente utilizado na indústria devido às suas propriedades físicas e facilidade de processamento. 

 

É um polímero formado a partir da polimerização do monômero de estireno. O poliestireno pode ser encontrado em diferentes formas, como poliestireno cristal (PS cristal) e poliestireno expandido (EPS), também conhecido como isopor.

 

O poliestireno cristal é transparente e possui excelente clareza óptica, tornando-o adequado para aplicações que exigem visibilidade, como embalagens de alimentos, copos descartáveis, caixas de CD/DVD e displays de produtos. 

 

O poliestireno expandido (EPS) é um material espumado, leve e macio, amplamente utilizado em embalagens protetoras, isolamentos térmicos e produtos de consumo. 

 

Ele é produzido por meio da expansão de grânulos de poliestireno com vapor d'água, resultando em uma estrutura celular fechada que proporciona propriedades isolantes e absorção de impactos.

 

Podemos citar tipos e níveis de resistência diferentes que são produzidos. 

 

O poliestireno também pode ser encontrado na forma de poliestireno de alto impacto (HIPS), que é uma mistura de poliestireno com um copolímero de borracha para melhorar sua resistência ao impacto. 

 

O HIPS é utilizado em aplicações que exigem uma maior resistência a choques e impactos, como embalagens de proteção, brinquedos e peças automotivas.

 

Poliestireno extrudido, por exemplo, é considerado como tendo resistência à tração tanto como puro alumínio, mas que é mais leve e mais elástica.

 

Este é o material usado para fazer uma variedade de produtos moldados, variando de talheres de plástico, caixas, além de também ser utilizado para a produção de produtos médicos e farmacêuticos.

 

Espuma de poliestireno extrudido, vulgarmente conhecido como isopor, pode ser utilizado como um tipo de isolamento com aplicações versáteis, tais como a fabricação de pranchas de surf.

 

Este material forte, mas leve também é utilizado para o artesanato, e é geralmente vendido em folhas. 

 

As folhas são frequentemente usadas como apoio para montar arte ou fotografia, ou para a construção de modelos de arquitetura. 

 

Esta espuma também é familiar para aqueles que trabalham com artesanato florais.

 

Em resumo, o poliestireno é um material plástico versátil com características como transparência, rigidez, leveza e propriedades isolantes. 

 

É amplamente utilizado na indústria de embalagens, construção, automotiva, eletrônica e outros setores devido à sua facilidade de processamento, baixo custo e capacidade de atender a diversas necessidades de aplicação.

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade