Pode parecer uma pergunta boba, mas no fundo não é:

“É obrigatório que todo produto alimentício tenha um rótulo?”

Vamos começar pontuando alguns pontos: como um consumidor vai saber o que é o seu produto? O que contém dentro daquela embalagem? Qual a quantidade ou peso daquele produto? Quando ele vence?

Sendo assim, partimos do princípio de que todos os produtos comercializados no Brasil precisam ter um rótulo. Alimentos não são diferentes. Diria que são até mais importantes. Existem muitas pessoas alérgicas a diversas substâncias que podem até morrer caso comam algo que cause alergia severa.

Tal afirmação de obrigatoriedade vem do órgão do governo responsável pela normatização e fiscalização de tudo o que é relacionado a vigilância sanitária no Brasil, a Anvisa.

Todos as embalagens de alimentos no Brasil com mais de 10cm2, devem possuir diversas informações em seu rótulo:

  • Lista de Ingredientes
  • Origem
  • Prazo de validade
  • Conteúdo líquido
  • Lote
  • Tabela nutricional (existem algumas exceções)

Ok, essas são as informações obrigatórias.

No entanto sua empresa não pode deixar de colocar informações sobre ela, como o nome, endereço, contato…

Um rótulo é parte fundamental do processo de Branding, ou seja, de consolidação da sua marca.

Desta forma, como é obrigatório ter um rótulo, é indispensável que você tenha um rótulo feito por uma empresa bastante especializada nisto e com um grande diferencial no mercado: a PROMOM possui laudo de atoxidade de todos os materiais que ela utiliza na confecção de seu rótulo ou etiqueta.

Entre em contato conosco e teremos um grande prazer em ajudar você e o seu negócio com um rótulo perfeito e que não contamine seu alimento.